Eletrocardiograma

O eletrocardiograma, ou ECG, é um dos exames realizados para a avaliação da saúde cardiovascular.

Com ele, é possível identificar anormalidades do ritmo cardíaco, presença de arritmias, hipertrofias e até o infarto do miocardio.

Pode ser utilizado também para avaliar a melhora ou piora de doenças e a eficácia de medicamentos para arritmia ou marca-passos.

Seu objetivo é detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto (bpm), consequentemente é possível diagnosticar diversas complicações, como:

Doenças genéticas, infarto do miocárdio, aumento de cavidades cardíacas, hipertrofia das câmaras cardíacas, distúrbios na condução elétrica do órgão e doenças coronarianas.

Além disso, o exame também faz parte do check up de saúde do coração no caso de outras condições presentes, tais como hipertensão, colesterol alto, diabete e histórico familiar de doença cardíaca, além de ser muito importante para pessoas que iniciarão a prática de atividade física.

O exame deve ser feito como rotina, antes da prática de atividade física e na presença de suspeita de doenças cardiovasculares.

Recomenda-se que mulheres a partir dos 50 anos e homens a partir dos 40 anos façam o ECG todos os anos.

Para pessoas com fatores de risco como obesidade, hipertensão, diabete e dislipidemia, esse início deve ser mais precoce.