check-up cardiológico
O check-up cardiológico é realizado através do exame clínico, anamnese, exame físico e de alguns exames complementares.
O mesmo é feito pelo Cardiologista, que tem o propósito de prevenir doenças cardíacas e/ou de acompanhar a sua evolução.
Com o check-up, o médico pode orientar a prevenção e a indicação da melhor conduta para cada um dos pacientes.
O Cardiologista irá investigar sobre a saúde, hábitos de vida, os citados fatores de risco, doenças prévias e hereditárias do paciente, e também a presença de sinais físicos, que surgiram alterações cardiovasculares. Identifica possíveis problemas cardíacos ou fatores de risco importantes e direciona sua investigação.
Quando fazer?
● História familiar: registros de problemas no coração ou vasos sanguíneos de parentes próximos, como irmãos e pais, ampliam o risco de o paciente sofrer com esses males
● Etnia: alguns grupos estão mais propensos a desenvolver patologias cardiovasculares
● Consumo de álcool em excesso: esse hábito prejudica a saúde, sendo relacionado à hipertensão, alteração no ritmo do coração e aumento de peso.
● Alto nível de colesterol: presente em alimentos gordurosos, o colesterol em excesso acaba se depositando nas paredes das artérias e provocando obstruções ao fluxo sanguíneo.
● Diabete: segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais de 60% dos indivíduos que morrem por patologias cardíacas são diabéticos.
● Estresse excessivo: a liberação de hormônios como a adrenalina faz com que a frequência cardíaca aumente, assim como a pressão arterial, sobrecarregando o coração.
● Pressão alta: a manutenção de níveis altos de tensão dentro das artérias sobrecarrega todo o aparelho cardiovascular.
● Tabagismo: o cigarro contém substâncias que aceleram o ritmo cardíaco, aumenta os níveis pressóricos e causa obstruções dos vasos sanguíneos.
● Obesidade e sobrepeso: normalmente, são fatores associados à má alimentação, ingestão de itens gordurosos, cheios de açúcar e sal. Esse quadro contribui para o surgimento ou agravo da aterosclerose, pressão alta e diabete.
● Sedentarismo: altos níveis de colesterol, hipertensão, diabete e obesidade têm relação com a falta de atividade física regular.
● Quando houver indicação médica.
● Quando apresentar sintomas de cardiovasculares: palpitações, dor no peito, falta de ar, desmaios e sensações de tontura, suor frio, dores epigástricas, enjoo, dor no pescoço, inchaços nas pernas e pés são alguns dos sintomas para ficar em estado de alerta.
Para prevenir patologias, recomendamos que faça um checkup cardiológico uma vez por ano.